Consultoria Fiscal-Tributária

Dúvidas e novidades sobre a área fiscal é aqui.

Dez dicas para candidatos ao primeiro emprego

Posted by Robson de Azevedo em 9 de novembro de 2010

* por Anderson Hernandes

Todos os anos, escolas, faculdades e universidades despejam milhares de novos profissionais no mercado de trabalho em busca do primeiro emprego.  A ânsia desses profissionais para serem contratados por uma empresa é grande, mas as dificuldades que enfrentam são ainda maiores.

Como podem esses profissionais melhorem suas condições de conseguir um primeiro emprego? De muitas formas, portanto vou deixar algumas dicas para esses profissionais:

1 – Invista na sua formação – Profissionais sem experiência precisam investir na formação de modo a terem melhores condições de ingressarem no mercado de trabalho. Como muitos dos profissionais que estão a procura do primeiro emprego não tem boa formação, aqueles que tiverem terão melhores condições competitivas.

2 – Investir na formação complementar – Não basta investir na formação principal, é preciso complementa-la com cursos e palestras. Ao entrevistar candidatos a vagas na área em que estudam, notamos que a maior parte desses tem um conhecimento muito superficial que poderia ser revertido com cursos complementares.

3 – Invista na leitura – Todas as profissões dispõe de uma ampla fartura de livros, sites, blogs e artigos disponíveis para ampliar o conhecimento profissional, porém muitos dos profissionais não tem o hábito de ler. Se você busca uma oportunidade é preciso investir na leitura técnica.

4 – Invista no marketing pessoal – Suas roupas, cabelo e modo de falar devem estar adequados a área pretendida. Por mais obvio que possa parecer, muitos profissionais desconsideram que esses detalhes fazem a diferença.

5 – Invista numa 2ª língua – Ainda não se convenceu que uma segunda língua é importante? Bem, acabou de perder uma grande oportunidade de conseguir um primeiro emprego.

6 – Invista tempo em conhecer a empresa contratante – Participar de um processo seletivo sem visitar o site da empresa e informar-se sobre ela é um erro imperdoável e pode custar caro numa entrevista.

7 – Invista na entrevista – Se você teve a oportunidade de ser entrevistado, aposte suas fichas nela, portanto seja natural, sincero, evite frases prontas e repetitivas e mostre um diferencial, ele poderá ser o seu passaporte para a contratação.

8 – Invista no seu currículo – Com tanta informação disponível na internet sobre como elaborar um currículo adequado é inadmissível a quantidade de currículos com formatação inadequada, erros ortográficos e de concordância que muitos profissionais enviam as empresas.

9 – Invista no seu comportamento – Comportamento é tudo, assim pense no valor que tem dado a ele. Uma empresa pode investir no conhecimento técnico e na melhoria de habilidades dos seus profissionais, mas o comportamento quem deve investir é você. Pense nisso!

10 – Invista na busca de oportunidades – A oportunidade não cai na nossa cabeça, somos nós que criamos. Deste modo, invista no networking, estágio, internet e busca, muita busca pela oportunidade. E acima de tudo, quando encontra-la, aproveite-a, pois poderá ser única.

A você que está em busca do seu primeiro emprego só posso desejar muito sucesso e dizer que pode contar comigo mandando suas dúvidas no meu blog.

* Anderson Hernandes é palestrante e escritor, autor do livro “O Perfil do Profissional de Sucesso do Mundo Moderno”, saiba mais em: www.andersonhernandes.com.br

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: